BLOG OGOCHI ACOMPANHE NOSSAS NOTÍCIAS

Você é procrastinador? Truques simples para ser mais produtivo

Você é procrastinador? Truques simples para ser mais produtivo

COMPARTILHE:

Qualquer coisa se torna mais interessante quando alguma tarefa não é estimulante o suficiente para nos manter envolvidos: seja trabalho, leitura, estudos ou até uma conversa entre amigos.

Procrastinar pode estar dentro de nós: deixar para depois, para amanhã, para quando tiver um tempinho livre. O problema é que sempre acabamos exagerando na estimativa de combater a procrastinação no futuro: se você não consegue fazer isso atualmente, por que conseguirá mais além?

Alguns truques simples porém muito úteis podem combater a procrastinação de modo que te levem a realmente focar no que é necessário.

1. ENCONTRE UM MOTIVO

Você não deixa aquele relatório para fazer amanhã simplesmente porque está com preguiça, não deixa de fumar porque é legal. É muito provável que você deixe de fazer estas coisas por medo: do fracasso, das críticas, até do sucesso. Ou por falta de disciplina.

Ao encontrar um motivo que o faça realizar tal tarefa ou missão, esta se torna mais valiosa.

2. GRATIFIQUE-SE

Trabalhar duro em algo que não lhe dá prazer pode ser um desafio, e você merece ser recompensado pelo esforço que faz. Então estabeleça seus pequenos brindes, como: 15 minutos de navegação nas redes sociais a cada 2 horas de trabalho; um fim de semana inteiro no sofá após dias de treino pesado na academia; um cafézinho com bolo após finalizar aquele projeto exaustivo.

3. APROVEITE O PROCESSO

Foque no presente e não na longa jornada a percorrer até o fim do processo. Desfrute de cada passo e aproveite para aprender, faça cada coisa com simplicidade e calma. Concentrando-se no momento presente perceberá que uma tarefa chata não será tão difícil e poderá se tornar um passatempo.

4. SEJA COMPROMETIDO E CRIE RESPONSABILIDADES

Pode ser que nem sempre haja alguém para te vigiar, facilitando sua tendência a deixar a peteca cair. Felizmente, hoje existem diversos aplicativos e fóruns online que nos auxiliam a manter o comprometimento com algum desafio: na maioria deles você define a sua meta, gratificação e penitência, e seus colegas é quem vão te motivar e vigiar. Também é uma ótima maneira de desenvolver a disciplina.

5. DEFINA O SEU CANTO

Parece mentira, mas o seu posto de trabalho ou o lugar onde você costuma utilizar o computador em casa podem diminuir muito sua produtividade. Assim como “esquecer de se concentrar”, concentrar-se em outra coisa é um problema grave que nos faz perder horas de trabalho sabe-se-lá-com-o-que.

No escritório, procure deixar sua mesa sempre organizada, com a menor quantidade de itens possíveis sobre ela, e se necessário faça uma lista com seus afazeres diários. Isto lhe auxiliará a manter o foco e realizar as tarefas no prazo definido.

Quando estiver em casa e precisar se concentrar, sente em uma cadeira confortável, deixe o laptop sobre uma mesa e certifique-se de ter boa iluminação no ambiente. Sentar de qualquer jeito no sofá com o laptop no colo, com a TV ligada é propício a não prestar atenção em nada.

6. DISCIPLINA É FUNDAMENTAL

A disciplina é uma das habilidades fundamentais que tornam a vida de qualquer um mais fácil. E mais, quanto mais treiná-la mais irá desenvolvê-la.

7. SE FOR ENROLAR, SEJA PRODUTIVO

Às vezes procrastinar pode dar certo. Você não precisa gostar de tudo o tempo todo. Mas se for enrolar, faça algo produtivo, como finalizar projetos menores, procurar referências e inspirações para futuras tarefas, ler artigos sobre o seu mercado de trabalho.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Postagens relacionadas

SIGA-NOS

NEWSLETTER

RECEBA
NOVIDADES
EM SEU
E-MAIL

NEWSLETTER

RECEBA NOVIDADES EM SEU E-MAIL

Ogochi Menswear - Moda Masculina

SOLUÇÃO COMPLETA EM MODA MASCULINA